segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Açaí e polícia

Borel, 15 de agosto de 2011.

Fala aí, gente!

Meu nome é Kayana, tenho 13 anos e moro na Tijuca, no morro (Canto do sabiá). Moro com minha mãe, minha irmã, meu sobrinho e meu irmão. A primeira coisa que eu gosto de fazer quando chego em casa é ir direto para o computador. Minha mãe acha melhor que eu fique em casa porque onde eu moro tem gente que fuma maconha e por isso minha mãe não deixa eu ficar na rua.  Por causa disso ela prefere que eu fique em casa. Minha mãe não gosta que eu ande com as meninas do meu morro porque elas têm namorado bandidos e minha mãe fica com medo. Eu falo para todos os adolescentes não usarem drogas porque podem acabar morrendo.
Gente, eu vou contar uma história para vocês.
Eu tenho uns amigos que usam drogas. Um dia eu estava na rua com minhas irmãs e minha vizinha quando minha irmã falou: “Kayana, vai lá na menina comprar açaí pra gente.”. Eu peguei o dinheiro e fui comprar o açaí. Aí eu e um menino chamado Matheus estávamos esperando o açaí. Foi aí que chegou um carro preto. Toda vez que chega um carro eles ligam o farol, mas nesse dia o motorista não acendeu o farol e o Matheus ficou desconfiado. Aí saiu um monte de policial de dentro do carro, foi um susto enorme. Eu fiquei muita assustada vendo aquele monte de polícia saindo de dentro do carro.  Aí eles me perguntaram, apontando pro Matheus “O que que tu é dele?” Eu respondi “Nada.” Aí um deles disse “Pode deixar ela ir, ela não tá com nada”. Aí me deixaram ir embora.
Minha irmã já estava nervosa, gritando. Depois desse dia eu fiquei com um pouco de trauma. Sei que tudo era por causa de droga. Por isso eu digo para você que está lendo essa carta, nunca aceite drogas, nenhuma, nem mesmo o cigarro. O cigarro e as bebidas viciam também.
Esse mundo de hoje não está pra brincadeira. Hoje em dia os jovens fumam, bebem, usam maconha, cocaína, crack, oxi... Às vezes começa no álcool e termina nas drogas mais pesadas.
Aviso a vocês, não usem drogas, porque as drogas acabam com as vidas das pessoas, viciam e provocam muitas doenças. Por causa das drogas muitos estão se viciando, não comem nada, emagrecem, ficam doentes. Só querem saber das drogas. Quando alguém usa, a pessoa fica que nem um maluco, usando bolinhas, cigarro de maconha, crack, loló, pó... Aviso a todos os adolescentes: sempre digam NÂO às drogas.

Beijos para vocês e obrigada pela paciência.

Kayana



Nenhum comentário:

Postar um comentário